Limpo, simples e agradável. Estes são palavras que designer gostam de usar para descrever o trabalho que aspiram fazer. Infelizmente, essas geralmente não são palavras que você usaria para descrever uma planilha de transações de faturamentos, ou uma tabela complicada de comparação de especificações de produtos, ou um painel de análise. Então o que você faz quando seu trabalho é projetar este tipo de sistemas complexos?

Não vou mentir, às vezes é meio chato. Eu vou sentar para projetar uma tela e, olhando para os recursos que preciso visualizar, meu rosto parece um pouco como este:
Voltando-se para o Dribbble para inspiração só piora as coisas. Eu começo a questionar minhas escolhas de vida.
Por que não posso ser o designer que faz interfaces para… eu não sei, o novo aplicativo de compartilhamento de música? Ou algo repleto de possibilidades de animação extravagantes e espaços em branco?
Agora eu estou caindo em um poço de desespero, movendo sem sentido retângulos ao redor em um esboço e esperando por um milagre.
A luta é real, mas sei que é possível criar algo limpo, simples e agradável que também resolve os problemas minuciosos de seus usuários.
Para iniciar o seu mecanismo criativo, eu mergulhei profundamente no Dribbble para encontrar essas joias raras que provam que uma experiência de usuário densa pode parecer incrível.


Confira também as imagens deste processo no Dribbble.





Se gerenciar meus investimentos sempre pareceram tão bom, eu provavelmente prestaria mais atenção a ele!



Quando um usuário interage com um aplicativo que vai além de suas expectativas, é um momento glorioso para o designer que coloca o trabalho em fazer essa experiência agradável.
Você se abalou um problema de design complicado? Você está no meio de uma luta agora? Conte-nos sobre isso nos comentários!
Autor: Camri Hinkie – UI/UX Designer @ Spiceworks
Fonte: http://thesixbees.com/2016/06/27/10-inspiring-examples-of-complex-ui
Publicado em: 30 de junho 2016.