Primeira ferramenta de ux combinando as necessidades do usuário com os objetivos do negócio

UCDC irá ajudá-lo a:

Entender o público-alvo
Definir produto / ajuste de mercado
Ajustar o negócio às necessidades do usuário e do mercado
Determinar as vantagens competitivas
Criar uma proposta de valor único
Melhorar a estratégia de comunicação da marca

O que é o canvas de design centrada no usuário

O UCDC foi criado por necessidade de uma ferramenta fácil e eficaz que facilita o processo de design da experiência do usuário. Baseado pesadamente centrado no usuário e inspirado por outras grandes ferramentas Business Model Canvas ou Lean Canvas, a ferramenta permite uma análise detalhada do usuário e dos objetivos principais do negócio.

Este modelo tem sido usado para inúmeros fins profissionais, facilitando inúmeros projetos de sites e melhorando dezenas de estratégias de marketing de negócios. O canvas de design centrada no usuário foi testado também em ambiente acadêmico servindo como uma ferramenta para ensinar aos alunos durante o curso User Experience Design na Universidade de Wroclaw.

Como usar o Canvas de Design Centrado no Usuário

A estrutura do Canvas
UCDC(User Centered Design Canvas) é dividido em 9 campos. Feito com a abordagem centrada no usuário em mente, o campo de usuários foi colocado no cerne do mesmo. O lado esquerdo da tela se concentra nos usuários, o lado direito no negócio. Seguindo a ordem lógica de análise, a tela permite criar um resumo de uma frase na forma de proposição de valor único.

Campo 1 – Negócio
Este campo deve conter o nome ou uma descrição resumida do negócio analisado, empresa, marca ou produto.
Café Manual – Um café local

Campo 2 – Usuários
Preencha este campo com o público alvo, todos os tipos potenciais ou existentes do negócio analisado.
Estudantes (Tomam café durante o intervalo)
Empresários (compram café no caminho para o trabalho)
Aficionados por café(buscam a perfeição na preparação de café)

Campo 3 – Problemas
Complete o campo com todos os problemas hipotéticos ou existentes dos usuários que deseja resolver com os recursos ou serviços que o negócio analisado deverá resolver.
Sentem sono pela manhã.
Não podem pagar o valor do Starbucks
Estão com pressa( precisam de café em qualquer lugar)

Campo 4 – Motivos
Este campo deve ser completado com todos os possíveis impulsos emocionais/viscerais que podem motivar os usuários para terem contato com o negócio analisado.
Apenas bebidas de cafeterias confiáveis
Não querem se associar a uma rede de cafés
Querem provar cafés de diferentes marcas e partes do mundo

Campo 5 – Medos
Preencha este campo com todas as possíveis ansiedades dos usuários, que podem sentir ao entrar em contato ou usar o negócio analisado.
Café pode ser caro
Café não deve ter um bom sabor
O lugar estará lotado

Campo 6 – Soluções
Descreva ambas as formas existentes e hipotéticas pelas quais o negócio analisado poderá resolver os problemas dos usuários especificados do campo 3
Preços razoáveis
O café é forte, de boa qualidade e lugar confiável
Giro de clientes regulares

Campo 7 – Alternativas
Este campo deve ser completado com todas as alternativas possíveis que os usuários podem escolher ao invés do negócio analisado
Bebe café em casa / universidade ou no escritório
Vai a uma rede de cafés
Bebe chá verde / bebidas energéticas 

Campo 8 – Vantagens competitivas
Este campo deverá conter qualquer recurso ou características que diferencie o negócio analisado dos outros concorrentes
Experiência, barista habilidoso e premiado no preparo do café
Café grátis nos casos de esperar mais de 5 minutos
Mensagens de texto para pedir café (até 15 minutos antes)

Campo 9 – Proposta de valor único
Proposta de valor único deve ser uma única frase descrevendo a promessa do negócio aos seus usuários. É uma síntese da filosofia do futuro do negócio em termos de resolver e construir experiencias positivas para os usuários
Café Manual – Um lugar amigável com cafés de ótima qualidade de marcas premiadas, onde baristas renomados não te fazem esperar mais de 5 minutos, onde você até pode pedir seu café antecipadamente por mensagem de texto e onde você pagará menos que em redes de café e, não pagará por tudo isto.


Autor: Therectangles
Fonte: https://ucdc.therectangles.com/
Publicado em: 2 de junho 2016.

Categorias: Metodologia